Cacau Chuncho Peruano

Foi realizado, no dia 14 de março, no auditório do Centro de Inovação do Cacau, uma palestra com Wilton Henry Céspedes del Pozo, professor universitário da Universidade Nacional Intercultural de Quillabamba. Ele falou sobre as variabilidades genéticas e potencialidades do Chuncho, um cacau peruano de sua região.

Segundo o professor, o cacau é o único da região de Cusco (Peru), ele cresce na mata e próximo ao rio Amazonas. Ainda de acordo com ele “A particularidade desse cacau é que você pode ir à mata, encontrar a arvore e você pode degustar e provar as sementes frescas do cacau e encontrar um perfil sensorial único, com flores, frutas, nozes, ervas.”

Com a apresentação de uma variabilidade muito diversa e aromas diferenciados, os agricultores viram potencial econômico em sua plantação. Com o cultivo e o cuidado especial na pós-colheita, o resultado das amêndoas também são melhores, fazendo com que o cacau seja ainda mais valorizado.

A troca de experiência sobre o cacau e as formas de produção do Peru colaboram para que os agricultores da região aumentem o conhecimento sobre qualidade, rastreabilidade e agregação de valor do produto cacau.

Você pode acessar a apresentação do Wilton logo abaixo:

presentación W.Cespedes CIC-UESC-Ilheus-Brasil18

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *