Palestra discute Potencial do Cacau Brasileiro

 

Nesta terça-feira (24) ocorreu a palestra com o pesquisador Albertus Eskes onde os pesquisadores tiveram a oportunidade de discutir sobre o potencial do cacau brasileiro enquanto matéria prima para fabricação de um chocolate de alta qualidade. Promovido pelo Professor Dr. Dário Ahnert em parceria com Centro de Inovação do Cacau e BROTO, o evento teve como finalidade, discutir os caminhos e mecanismos necessários para a concepção de um cacau fino.

Albertus Eskes, com vasta experiência na área de agronomia, com foco em melhoramento genético cafeeiro e cacaueiro, trouxe valorosos conhecimentos referentes à variedade de cacau fino tradicional, apresentando os tipos existentes, além das polpas e chocolates de cada um.

Abordou também o modo como o cacau se associa em aromas e sabores, a outros frutos e flores. E para ilustrar esseenômeno, foram apresentadas ao público duas flores, o Lírio e o  Jasmim, e  também cacaus e nibs que

 continham as características dessas flores, para permitir assim, que as pessoas conseguissem identificar as particularidades de cada fruto. O professor Albertus destacou que “se não soubermos reconhecer o sabor da amêndoa, não saberemos aproveitar o cacau da sua melhor forma”.

Contextualizando sobre o panorama da região, frente à cultura cacaueira, Cristiano Vilela, diretor do Centro de Inovação do Cacau (CIC)  aponta que “temos potencial para fazer um cacau de qualidade, só precisamos de mapeamento e divulgação”. O professor Dário Ahnert reforça ainda sobre o papel do CIC como instância colaboradora para o desenvolvimento desse setor.

Logo abaixo você confere o slide do pesquisador disponibilizado para que todos tenham acesso!

Palestra Albertus Eskes_CIC

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *