FAÇA SEU PRÓPRIO CHOCOLATE: BEAN-TO-BAR (DA AMÊNDOA À BARRA)

Apresentação:

A escola Chocolate da Floresta, fundada em quatro de dezembro do ano de 2015, é uma iniciativa do Instituto Cabruca. A palavra Cabruca significa plantar cacau sem derrubar a floresta, apenas fazendo “buracos”, “brocando” ou “cabrocando” a mata para plantar cacau, o Instituto é uma organização da sociedade civil com sede em Ilheús, região Sul da Bahia que tem como missão: “Conciliar a produção agroflorestal de cacau, o combate à pobreza e a conservação da biodiversidade, minimizando os efeitos das mudanças climáticas globais.” Ao longo de sua atuação o Instituto percebeu a necessidade de uma maior agregação de valor ao cacau enquanto alimento, seus sabores, cultura, história e a importância do mesmo na elaboração de um chocolate com qualidade, identidade, sustentabilidade e origem. Nasce assim o conceito “tree to bar”, das árvores da floresta a barra que você degusta. Que juntamente com todos os valores intrínsecos aos seus aspectos sensoriais, aromáticos, culinário, gastronômico e de conservação dos biomas Mata Atlântica e Amazônia, culminam com a ideia do chocolate como um produto das nossas florestas e culturalmente ligado aos nossos ancestrais pré-colombianos, seus primeiros consumidores.

O Centro de Inovação do cacau – CIC é uma iniciativa do Parque Cientifico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSB) e tem como foco ser um elo entre os produtores e o mercado, auxiliando no fortalecimento da cadeia. O CIC atua como um laboratório de analises físico-química e sensorial de cacau e chocolate e possui um banco de dados que valida a importância da qualidade para promoção do desenvolvimento sustentável dos biomas de cacau do Brasil. O objetivo do CIC é promover as origens de cacau brasileiro, comprovando de forma técnica a identidade deste produto tão singular e auxiliando os produtores na qualificação e agregação de valor ao produto. Promovendo a qualidade, rastreabilidade, verticalização e a inovação tecnológica dos produtos de cacau e seus derivados.

Juntos a escola Chocolate da Floresta e o CIC promovem o curso teórico-prático “Faça seu próprio chocolate: das amêndoas a barra”. Com o intuito de capacitar interessados em aprender sobre: cacau, qualidade, tecnologia de produção de chocolate artesanais em pequena escala e sensorial de chocolates de alto teor. O curso será ministrados por especialistas da área que possui grande bagagem nos temas abordados. Esta iniciativa visa capacitar egressos capazes de realizar o consumo consciente de chocolate de alto valor nutricional e elaborar chocolates a partir de amêndoas de cacau em pequenas escala com a utilização de eletrodomésticos e pequenas melangers.

 

Programação:

Dia 01:
08:30 h – Recepção e apresentação do curso;
09:00 h – Oportunidades da Cadeia do Cacau ao Chocolate;
10:30 h – Cacau break;
11:00 h – A importância da Qualidade do Cacau para o Chocolate;
12:00 h – Intervalo Almoço;
13:30 h – Fundamentos do Processamento do Cacau em Pequena Escala (torra e descasca);
15:00 h – Cacau break;
15:30 h – Fundamentos e Pratica do Processamento de Cacau em Pequena Escala (moagem, refino e conchagem);
18:30 h – Encerramento;

Dia 02:
09:00 h – Prática de elaboração de chocolates a partir de amêndoas de cacau
(Conchagem);
10:30 h – Cacau break;
11:00 h – Prática de elaboração de chocolate a partir de amêndoas de cacau
(Temperagem);
12:00 h – Intervalo Almoço;
13:30 h – Fundamentos do Processamento de cacau em pequena escala (moldagem e embalagem);
16:00 h – Prática de degustação de chocolate de alto teor.
17:30 h – Cacau break e encerramento;

 

 

Data: 20 e 21 de julho de 2017

Carga Horária: 16 h

Números de vagas: 15 alunos

Inscrição:

Valor: 1.500,00

 

OBs.: Incluso translado centro de Ilhéus – CIC/UESC;

O almoço não esta incluso no valor do curso;

Ao final do curso o aluno que concluir 75% da carga horaria receberá o certificado de conclusão.

Realização: Escola Chocolate da Floresta e CIC

2 respostas
  1. Maria moraes
    Maria moraes says:

    Estou muito interessada nesse curso de produção artesanal de chocolate e procurando, achei voces. Poderia me informar se havera esse curso durante esse ano de 2018.
    Desde já, agradeço
    Maria Moraes

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *