Linhares conta com filial do Centro de Inovação do Cacau (CIC)
Mais uma conquista importante para os avanços que a Prefeitura de Linhares tem buscado para melhoria da qualidade da amêndoa e retomada da produção de cacau: o município ganhou uma filial do Centro de Inovação do Cacau (CIC) que tem sede na Bahia. O CIC busca construir, consolidar e difundir conhecimento sobre o cacau e o chocolate de qualidade, com foco na melhoria da produtividade, qualidade e rastreabilidade das amêndoas. A instalação no município foi possível graças a uma parceria entre a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Águia Branca Encomendas.
O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, explicou que a prefeitura cede à Ceplac um técnico para recebimento das amostras de cacau que serão enviadas para Ilhéus-BA para análise, sem custo de transporte para o produtor. “As análises que os profissionais do laboratório do CIC fazem permitem mais detalhes da qualidade das amêndoas e isso permite ao produtor um retorno onde tem errado ou acertado e o que é necessário fazer para melhorar cada vez mais a produção. Estávamos há meses buscando essa parceria que faz parte de todo o processo de incentivo da prefeitura à qualidade e produtividade no município”, pontuou.
Os resultados obtidos no laboratório do CIC são registrados em um laudo entregue ao produtor e os dados colaboram com a abertura de novos mercados. “Essa parceria nos traz instrumentos para verificar a qualidade da amêndoa, mapeamento do produto no município e, também, permite uma conexão com o mercado comprador, visto que muitas empresas que compram hoje as amêndoas para fazer chocolate buscam diretamente o CIC para verificar os dados do produto”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
Segundo o diretor científico do CIC, Cristiano Villela, o CIC e a Ceplac tem uma pauta bem definida de mapear a qualidade do cacau brasileiro, as suas origens, e Linhares como um dos polos produtores do Brasil, era um dos objetivos do CIC ter um centro de coleta para contribuir com esse mapeamento. “O CIC é estratégico em Linhares que é a principal região produtora de cacau do Espírito Santo. Esperamos que os produtores utilizem os serviços do CIC, porque o objetivo maior desse centro é fazer o link entre o mercado comprador de cacau de alto padrão, de alta qualidade com o produtor”, frisou Villela.
O diretor ressaltou que o CIC facilitará a qualificação do cacau e o produtor passará, a partir das informações em mãos, a entender qual o seu produto e negociar em diferentes mercados, principalmente no mercado de cacau especial, o cacau premium. “Esperamos com isso fortalecer a nossa parceria com a Prefeitura de Linhares, grande parceira, assim com a Águia Branca e a Ceplac, que se uniram para fortalecer a cadeia de cacau de Linhares, promovendo assim inovação e trazendo novos horizontes para a produção do fruto”.
Sobre o CIC
O Centro de Inovação do Cacau (CIC), inaugurado em março de 2017, trata-se de um laboratório dedicado para fazer análises de amêndoas de cacau, prestando serviços a produtores de variados portes e mesmo à indústria processadora. São testes de qualidade para detectar defeitos, classificar e avaliar a fermentação, medir o nível de acidez, percentual de gordura, índice de oxidação de gordura e vários outros. A partir de setembro, a ideia é ter também análises sensoriais e formulação de chocolates.
Para o mercado, o ganho é o monitoramento da qualidade do cacau brasileiro. Com laudos em mãos, os produtores de boas amêndoas podem pedir preços mais justos por seus produtos no mercado internacional, sem deixá-los cair no caldo grosso das commodities. Além disso, pode ser feito o controle dos lotes, de acordo com as variedades do cacau e o tipo de fermentação das amêndoas, detalhamento que já acontece no mundo do café especial.
Fonte: Prefeitura de Linhares
Fotos: Felipe Tozatto – Prefeitura de Linhares