Lançamento do Parque Tecnológico e Centro de Inovação do Cacau
/0 Comentários/em Outras Notícias /por Camille Carradore
lançamento do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia – PCTSul e a inauguração do Centro de Inovação do Cacau que aconteceu no dia 10 de março de 2017, no Auditório Governador Paulo Souto no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), foi um grande sucesso e apresentou palestras e mesas que discutiram sobre a importância dessas estruturas para a região.
O evento contou com importantes autoridades e representantes do Estado e da região, como Secretário de desenvolvimento econômico do Estado da Bahia, Jaques Wagner, o Secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia Vivaldo Mendonça, a senadora Lídice da Mata, o deputado federal Bebeto, o diretor geral da Ceplac, Juvenal Maynart, o vice-prefeito de Ilhéus, Jose Nazal Pacheco, o diretor do Parque Tecnológico, Gesil Sampaio Amarante Segundo, o secretário-executivo do Parque Tecnológico e diretor-científico do Centro de Inovação do Cacau, Cristiano Vilela, o presidente da Câmara Setorial do Cacau, Guilherme Moura, os reitores Adélia Pinheiro da UESC, Evandro do Nascimento da Uefs, e Naomar Monteiro da UFSB, entre outros importantes convidados.
Em seu primeiro momento, o Parque Tecnológico terá ênfase na cadeia produtiva do Cacau, através do Centro de Inovação do Cacau, do qual se dedicará a realização de análises físico-químicas, com foco na melhora da produtividade, qualidade e rastreabilidade das amêndoas, de modo que vise colaborar com o desenvolvimento de todos os processos inerentes a cadeia produtiva do cacau.
Essas organizações contribuirão profundamente com a economia e o desenvolvimento regional e estadual. Além disso, futuramente outros âmbitos também serão contemplados com a presença do Parque, que visa poder promover o desenvolvimento cientifico e tecnológico das principais áreas de atuação da região.
Acesse as fotos do evento pelo link: https://www.flickr.com/photos/153669854@N04/albums/72157679022625943
Projeto que aumenta quantidade de cacau no chocolate aguarda votação na CAE
/0 Comentários/em Outras Notícias /por Camille CarradoreProposto pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), o projeto de lei do Senado (PLS) 93/2015 aguarda, atualmente, votação na na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa. A matéria propõe o aumento da quantidade de cacau no chocolate produzido no Brasil. Segundo a proposta, o produto, para ser chamado de chocolate, deverá conter 35% de cacau na sua composição, a exemplo do que já acontece na Europa.
O PLS define, ainda, a porcentagem de cacau ou de manteiga de cacau para que um produto seja considerado cacau em pó (20% de manteiga de cacau), cacau solúvel (25% de cacau), chocolate em pó (32% de cacau), chocolate ao leite (25% de cacau e 14% de leite ou leite condensado), chocolate branco (20% de manteiga de cacau e 14% de leite ou leite condensado), chocolate fantasia (menos de 20% de cacau) e bombom de chocolate (recheio diferente da cobertura e 40% de chocolate).
De acordo com a senadora baiana, o projeto pretende aprimorar a qualidade dos chocolates consumidos no Brasil, estimular a cacauicultura brasileira e aumentar a competitividade do produto no mercado internacional. “O número de 35% parte de um princípio que é referência no mercado internacional”, explicou a parlamentar.
O relator da matéria, senador Flexa Ribeiro (PSDB), apresentou voto favorável ao projeto, lembrando que a iniciativa aumentará a procura pelo cacau e deve incentivar os produtores, principalmente os agricultores familiares. Caso seja aprovado na CAE, o PLS segue para as comissões de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor.
Fonte: Mercado do Cacau