ONU na Floresta de Chocolate da Bahia

ONU na Floresta de Chocolate da Bahia
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/eduardo-athayde-onu-na-floresta-de-chocolate-da-bahia/

aplicativo sobre cacau para produtores da america central

Nov. 2015, Cacao Móvil
A partir de ahora 4,000 productores de cacao dispersos en Nicaragua, Honduras y el Salvador podrán mejorar su competitividad con la ayuda de Cacao Móvil,  una aplicación para teléfonos Android diseñada para ayudarles a mejorar su competitividad y  su acceso al mercado internacional.
“Esta aplicación consiste en una serie de 10 guías descargables en el celular que contienen información sobre el cultivo del cacao desde la siembra hasta la cosecha, procesamiento y comercialización, con esta aplicación el proyecto espera mejorar la calidad de la información que tienen los promotores y los técnicos  agrícolas y la calidad de la asistencia técnica que proveen a otros productores”, manifestó Jenny Wiegel  representante regional de Lutheran World Relief  organización que impulsa este proyecto.
Instalar la aplicación  Cacao Móvil es sencillo, el productor la puede descargar a través de Google Play, o bien  en el portal web: www.cacaomovil.com

http://vostv.com.ni/lanzan-aplicacion-movil-para-productores-de-cacao/

Associação Cacau Sul Bahia realiza sensibilizações sobre a Indicação Geográfica Sul da Bahia, o selo de qualidade para o Cacau da região.

Foto

Desde o mês de julho/2016, a Associação Cacau Sul Bahia, entidade responsável pela obtenção, perante o Instituto Nacional do Patrimônio Industrial – INPI, manutenção, do selo distintivo da Indicação Geográfica Sul da Bahia – (IG Sul da Bahia) e protagonista da Governança do Cacau e Chocolates do Sul da Bahia, realizou reuniões itinerantes com o objetivo de difundir regionalmente o tema IG do Cacau e difusão de outros temas relacionados ao tema, tais como a “Lei da Cabruca” e Certificação de propriedades rurais.

A Indicação Geográfica (IG), trata-se de uma forma eficaz para proteção da origem de um produto elaborado em uma determinada região, em nosso caso, o Cacau de qualidade da Região Sul da Bahia, que é produzido a mais de dois séculos. Procurando valorizar e proteger esse patrimônio cultural, econômico e ambiental, partindo da iniciativa de 14 Cooperativas e associações representativas de 2500 produtores de cacau, no ano de 2014 foi fundada a Associação Cacau Sul Bahia, com o intuito de através do processo de Indicação Geográfica da amêndoa do cacau, denominada historicamente Cacau Superior Bahia, abarcar as esferas, social, econômica, cultural e ambiental, criando valor agregado ao cacau e valorização da cultura e economias, regionais, através da verticalização da cadeia produtiva do cacau e do chocolate, além do turismo e da criação de um novo modelo de governança regional, participativa e empreendedora.

Foram realizadas reuniões nos dias 09 de junho – Ilhéus, na Associação Comercial de Ilhéus, 21 de julho – Gandu, na Cooperativa Agrícola de Gandu – COOPAG, 22 de julho, no VIII Festival Internacional do Chocolate de Ilhéus,  02 de agosto – CEPLAC/Ilhéus, na Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia – COOFASULBA, 23 de agosto – Itabuna, Coop. De Peq. Prod. De Cacau, Mandioca e Banana do Centro Sul Da Reg. Cacaueira Ltda – Coopercentrosul e 13 de setembro – Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna, Itabuna/BA, Grupo Gestor Executivo do Território.

O objetivo destas reuniões itinerantes é a sensibilização dos associados destas entidades sobre o papel da Associação Cacau Sul Bahia no cenário da cultura do cacau da região e os benefícios que estes terão ao utilizarem os serviços que serão prestados pela entidade. A Coofasulba representa 400 (quatrocentas) famílias de produtores da agricultura familiar e que tem relação direta com a cultura do cacau, a Coopag, possui 1299 associados, a Coopercentrosul representa 630 famílias, sendo 17 comunidades de agricultores familiares constituídas de 12 assentamentos e 5 comunidades tradicionais e Central de Cooperativas de Agricultores e Agricultoras Familiares e Economia Solidaria dos Territórios de Identidade da Região Cacaueira da Bahia – Centrafesol, uma central de 10 cooperativas, abrangendo 3 territórios da cidadania com 4000 a 4500 famílias associadas e o GGE do Território Litoral Sul, que possui representantes de entidades dos 26 municípios que compõem o Território.

Esta atividade está prevista para se estender até o final do mês de novembro/2016. Já estão marcadas reuniões nos municípios de Barro Preto e Arataca, além de intercâmbios de multiplicadores para a COOPAG, Coopercentrosul e Rede dos Povos da Mata Atlântica durante o período citado anteriormente. A IG Sul da Bahia abrange 83 municípios em Sete Territórios de Identidade da Bahia, Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Médio Rio das Contas, Médio Sudoeste e Vale do Jequiriçá.

Por: Cristiano Sant`Ana

Diretor Executivo ACSB