A importância da Narrativa
Vejam que matéria interessante, origem não é mais suficiente
http://www.winespectator.com/webfeature/show/id/44421
Vejam que matéria interessante, origem não é mais suficiente
http://www.winespectator.com/webfeature/show/id/44421
Foi identificada a necessidade de uma nova narrativa para o setor. Essa frente de trabalho deverá explorar uma forma positiva de comunicação, que consiga posicionar o cacau brasileiro no mercado, destacando as oportunidades nas áreas de inovação e sustentabilidade. Idealmente, nossa narrativa evidenciará os atributos únicos do Brasil nos posicionando competitivamente no mercado global do cacau/ chocolate.
Os integrantes levantarão histórias de sucesso na cadeia do cacau, no Brasil e no exterior, que possam servir de inspiração aos produtores e ajudar na formação de conhecimento.
Inicialmente, a divulgação desses cases será feita através de pequenos vídeos postados nessa plataforma. O material será produzido com produtores locais que irão compartilhar aqui suas práticas e sucessos.
Levantamento de informações objetivas sobre a cadeia cacau/ chocolate que sirvam de base para definir uma agenda, mais clara e comum para a cadeia. Quantos produtores existem no Brasil? Como estão organizados? Qual a área plantada no Brasil? Por região? Qual é a produtividade média no Brasil? Por região? Que qualidade de cacau e produzida? Quais variedades estão disponíveis? Quantos intermediários comercializam cacau? Em quais regiões?
Esse grupo vai definir os caminhos para essa construção partindo de informações secundárias e propondo, se necessário, novas frentes de pesquisa. O grupo deverá também, explorar de que maneira esses dados serão compartilhados.
As informações desejáveis seriam as que naturalmente se fazem necessárias no processo produtivo rural: área; produção produtividade. Adicionaria: idade das plantas (% anos => 0-5; 6-10; 10-20; 20-30; > 30 anos); espaçamento (cálculo da produtividade/planta; densidade); sistemas de produção (cabruca; SAF; pleno Sol)
Escopo de trabalho definido em reunião em 1/07/2016: