Workshop Visão de Futuro

wksp.1005wkshp.1005.1

Se conseguirmos chegar a um tema comum sobre o qual temos um entendimento convergente, de forma que podemos eventualmente trabalhar juntos, já estaremos no caminho para construir uma transformação na cadeia do Cacau

Nos reunimos no dia 10 de maio com o objetivo de identificarmos uma agenda comum, no âmbito de soluções tecnológicas, que possa nos ajudar a construir uma cadeia de valor mais próspera e sustentável.

Fomos, inicialmente, expostos à cases de outras cadeias de valor e mercados, em que abordagens coletivas facilitaram ou solucionaram problemáticas complexas. No exemplo da Natura, vimos um projeto de desenvolvimento territorial na Amazônia e como desafios socioambientais foram transformados em oportunidades de negócio. A apresentação da BioLab mostrou como alguns desafios sem uma abordagem coletiva são dificilmente realizáveis. A referência aqui foi o Projeto BCO Farma – Benchmarking de Competitividade Operacional.

Por se tratar de iniciativas pré-competitivas, tanto a Natura quanto a Biolab explicitaram a importância de um ambiente de governança que permita alinhar expectativas, criar um ambiente de colaboração e pré-definir os impactos desejados. Outras referências positivas incluíram o uso da ciência, tecnologia e inovação aplicado diretamente ao negócio, articulando redes de pesquisas regionais; a força das parcerias; o foco na competitividade como estratégia setorial e a visão de longo prazo no processo de construção.

Na sequência, através de estações informativas, fizemos um Gallery Walk para conhecer melhor duas iniciativas: o Parque Cientifico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSB) e o Centro de Integração e Inovação Cabruca (CIIC). Além disso, abordamos os temas Inovação Tecnológica na Agricultura e Perfil Atual do Produtor Rural da Bahia.  Apesar do pouco tempo para nos expor a temas complexos, resgatamos contribuições e questionamentos muito relevantes durante discussões e apresentações (listamos alguns exemplos no anexo desde documento).

No período da tarde, após um almoço cordial e convidativo e, com o entendimento alinhado em relação aos temas escolhidos, focamos as discussões nas Soluções e Ferramentas Tecnológicas para a cadeia de valor cacau-chocolate no Brasil, sempre com o produtor rural como beneficiário central. Se tratou de um primeiro brainstorming em relação ao tema tecnologias, que nos permitisse mapear uma possível agenda de construção conjunta. Os grupos de trabalho elencaram caminhos possíveis para o uso da inovação na geração de valor da nossa cadeia, buscando, principalmente:

– Obter uma nova inteligência sobre a cadeia, que proporcione formação para maior geração de valor em campo (produtividade e qualidade);

– Divulgar cases de sucesso e compartilhar experiências entre diversas regiões produtoras no Brasil;

– Ajudar a produzir um cacau de valor mais competitivo a custos mais baixos;

– Aproximar o produtor do mercado

Foi unânime a necessidade de incluir o Pará no nosso escopo

No último bloco do evento, fizemos um exercício de priorização de possíveis iniciativas, sempre no entendimento de eleger aquelas que se viabilizem justamente através de uma abordagem coletiva. Foram definidos os seguintes temas como agenda prioritária do grupo:

  • O desenvolvimento de uma inteligência mais atualizada sobre a realidade da nossa cadeia de valor;
  • Mapeamentos detalhado de iniciativas na cadeia mundo afora que foram bem-sucedidas, sobretudo sob a ótica de compartilhamento de valor gerado;
  • O desenvolvimento de uma nova e mais moderna narrativa para a cadeia cacau-chocolate no Brasil.

O grupo concordou em empreender na construção destas 3 frentes de trabalho, deixando pré-agendadas duas reuniões, sempre em intervalos menores a 100 dias.

Próximos passos: formação de 3 grupos de trabalho, definição de agendas e entregáveis específicos até a próxima reunião do grupo, definição de datas específicas para o próximo workshop

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *