Quais são os lugares que mais produzem cacau?

As condições ideais para o plantio do cacau são aquelas em que há um equilíbrio ambiental, uma constância entre a fauna e a flora, além de uma relação de interdependência entre elas. Assumindo essas características, as florestas tropicais se apresentam como ambientes favoráveis à produção do cacau.

Os países que são cobertos por essas florestas, podem aproveitar melhor essas condições para este tipo de produção. As regiões mundiais que mais souberam e se beneficiaram dessas condições para o plantio desse fruto são a América do Sul, o Brasil e o Equador, que também se destacaram como os maiores e melhores produtores.

No Brasil, há três regiões que se sobressaem como produtoras de cacau: o Sul Bahia, o norte do Espírito Santo e a Região Amazônica. Em termos de quantidade de produção, a Bahia sai na frente como maior produtora seguida do Pará.

Mesmo após as crises ligadas ao cacau, o Sul da Bahia ainda se apresenta com um potencial muito grande nesse tipo de produção, com terras frutíferas e uma cultura já bem fundamentada, essa região tem grandes possibilidades de gerar e melhorar seus rendimentos com o amparo das tecnologias e informações apropriadas. O Centro de Inovação do Cacau, na Universidade Estadual de Santa Cruz, possibilita esse aprimoramento através dos variados serviços que são oferecidos. A junção de tecnologia com e agricultura é uma realidade que pode trazer bons frutos para todos os atores sociais envolvidos neste processo.

Camille Harzig

Centro de Inovação do Cacau

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *