Fortaleza Cacau Cabruca é consolidada no Sul da Bahia

Fortaleza do Cacau Cabruca

As Fortalezas são projetos do movimento internacional Slow Food* iniciados em 1999, para ajudar os pequenos produtores a resolver suas dificuldades, reunindo produtores isolados e conectando-os com mercados alternativos, com a valorização adequada dos seus produtos.

Existem inúmeras Fortalezas espalhadas por todo o mundo e cada uma é centrada em um produto. Revecca Tapie, facilitadora do Slow Food na região nordeste, aborda que  no Sul da Bahia é trabalhado com Cacau Cabruca desde 2013 e que neste ano está sendo consolidada a Fortaleza do Cacau Cabruca, que envolve principalmente agricultura familiar. Ela ainda destaca que pra fortalecer a linha do Slow Food, embasado pelo viés de alimentos bons limpos e justos, são proporcionadas diversas oficinas, onde acontecem muitas trocas de experiências e conhecimentos, tanto na parte teórica como na parte prática.

Inúmeras associações e grupos são formados com a finalidade de fomentar o desenvolvimento da cultura cacaueira e, sobretudo, do cacau de qualidade, com a valorização do fruto e de toda  a história agregada a ele e essa Fortaleza também cultiva o mesmo objetivo. Pela ascensão da nossa região e da nossa história enquanto polo produtivo de cacau,  o Centro de Inovação do Cacau apoia a divulgação de todos os envolvidos nesse processo!

*Fundado por Carlo Petrini em 1986, o Slow Food se tornou uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989. Atualmente conta com mais de 100.000 membros e tem escritórios na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, e apoiadores em 150 países.

O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.

Slow Food opõe-se à tendência de padronização do alimento no Mundo, e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando co-produtores.

Saiba mais acessando o site www.slowfoodbrasil.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *