Associação Cacau Sul Bahia realiza sensibilizações sobre a Indicação Geográfica Sul da Bahia, o selo de qualidade para o Cacau da região.

Foto

Desde o mês de julho/2016, a Associação Cacau Sul Bahia, entidade responsável pela obtenção, perante o Instituto Nacional do Patrimônio Industrial – INPI, manutenção, do selo distintivo da Indicação Geográfica Sul da Bahia – (IG Sul da Bahia) e protagonista da Governança do Cacau e Chocolates do Sul da Bahia, realizou reuniões itinerantes com o objetivo de difundir regionalmente o tema IG do Cacau e difusão de outros temas relacionados ao tema, tais como a “Lei da Cabruca” e Certificação de propriedades rurais.

A Indicação Geográfica (IG), trata-se de uma forma eficaz para proteção da origem de um produto elaborado em uma determinada região, em nosso caso, o Cacau de qualidade da Região Sul da Bahia, que é produzido a mais de dois séculos. Procurando valorizar e proteger esse patrimônio cultural, econômico e ambiental, partindo da iniciativa de 14 Cooperativas e associações representativas de 2500 produtores de cacau, no ano de 2014 foi fundada a Associação Cacau Sul Bahia, com o intuito de através do processo de Indicação Geográfica da amêndoa do cacau, denominada historicamente Cacau Superior Bahia, abarcar as esferas, social, econômica, cultural e ambiental, criando valor agregado ao cacau e valorização da cultura e economias, regionais, através da verticalização da cadeia produtiva do cacau e do chocolate, além do turismo e da criação de um novo modelo de governança regional, participativa e empreendedora.

Foram realizadas reuniões nos dias 09 de junho – Ilhéus, na Associação Comercial de Ilhéus, 21 de julho – Gandu, na Cooperativa Agrícola de Gandu – COOPAG, 22 de julho, no VIII Festival Internacional do Chocolate de Ilhéus,  02 de agosto – CEPLAC/Ilhéus, na Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia – COOFASULBA, 23 de agosto – Itabuna, Coop. De Peq. Prod. De Cacau, Mandioca e Banana do Centro Sul Da Reg. Cacaueira Ltda – Coopercentrosul e 13 de setembro – Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna, Itabuna/BA, Grupo Gestor Executivo do Território.

O objetivo destas reuniões itinerantes é a sensibilização dos associados destas entidades sobre o papel da Associação Cacau Sul Bahia no cenário da cultura do cacau da região e os benefícios que estes terão ao utilizarem os serviços que serão prestados pela entidade. A Coofasulba representa 400 (quatrocentas) famílias de produtores da agricultura familiar e que tem relação direta com a cultura do cacau, a Coopag, possui 1299 associados, a Coopercentrosul representa 630 famílias, sendo 17 comunidades de agricultores familiares constituídas de 12 assentamentos e 5 comunidades tradicionais e Central de Cooperativas de Agricultores e Agricultoras Familiares e Economia Solidaria dos Territórios de Identidade da Região Cacaueira da Bahia – Centrafesol, uma central de 10 cooperativas, abrangendo 3 territórios da cidadania com 4000 a 4500 famílias associadas e o GGE do Território Litoral Sul, que possui representantes de entidades dos 26 municípios que compõem o Território.

Esta atividade está prevista para se estender até o final do mês de novembro/2016. Já estão marcadas reuniões nos municípios de Barro Preto e Arataca, além de intercâmbios de multiplicadores para a COOPAG, Coopercentrosul e Rede dos Povos da Mata Atlântica durante o período citado anteriormente. A IG Sul da Bahia abrange 83 municípios em Sete Territórios de Identidade da Bahia, Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Médio Rio das Contas, Médio Sudoeste e Vale do Jequiriçá.

Por: Cristiano Sant`Ana

Diretor Executivo ACSB

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *